Friday, June 12, 2009

Sabores de minha infância - 4


Imagem: Edu Guedes


Outro sabor que me remete ao passdo imediatamente é o Peixe à Delícia do restaurante O Chicão, que em Sobral chamava-se Delícia de Peixe.

O Chicão foi um dos mais tradicionais restaurantes de Sobral, especialista em cozinha contemporânea, rivalizava com o restaurante O Félix, que era de um gaúcho especilaizado em fazer bons churrascos.

Os frutos do mar e os peixes do O Chicão, vinham todos os dias de Camocim, distante 1 hr e 20 min de Sobral. Além disso, os pratos com filet mignon, também eram um chamariz no Chicão.

Uma coisa que chamava a atenção, era o tamanho dos pratos, que serviam muito bem a três ou mais pessoas, dependendo do apetite.

E o prato era relativamente simples de fazer, tanto que fiz muitas vezes parecido, não igual claro! vejam como era:

Peixe à Delícia do Chicão

Para se fazer, basta temperar alguns filés de pargo ou outro peixe parecido, com sal, limão e pimenta do reino. Frite-os em azeite, mas não muito. Use um filé médio por pessoa.

Corte algumas bananas no comprido, fatias finas ou média, e frite-as na manteiga (não use margarina, pois alterará o sabor original). Reserve para a hora de montar o prato.

Para 4 pessoas, use 600 ml de creme de leite (pode usar o fresco ou desnatado).

Agora é hora de montar:

Em uma travessa inox, disponha os filets de peixe já fritos, fatias de banana frita na manteiga, o creme de leite e por último despeje por cima porções generosas de queijo de qualidade ralado, pode ser parmesão, pecorino ou até de coalho, desde que de qualidade.

Leva para gratinar, mas cuidado para o ponto do creme de leite, pois ele irá se misturar aos sucos da carne do peixe, a gordura do queijo e tem de ficar cremoso.
Só isto mesmo. O prato do Chicão é só assim que se faz. Já comi outras delícias de peixe mais sofisticadas e com mais ingredientes, mas nunca uma igual a esta.

Por fim, coma com arroz branco e um fio generosos de azeite extra virgem.

Amigos, é para comer de joelhos!

0 comments:

Post a Comment